Universidade de Brasília Instituto de Psicologia Departamento de Psicologia Social e do Trabalho

Laboratório de Psicologia Ambiental
O que é Psicologia Ambiental?
Environmental Psychology Research Group
What is Environmental Psychology?


Laboratório de Psicologia Ambiental Contato

O que é Psicologia Ambiental?
Publicações e Bibliografias
  • Psicologia Ambiental
  • Metodologia de Pesquisa
  • Ensino
    Pesquisa
    Pesquisadores
    Sobre o Laboratório de Psicologia Ambiental

    Pós-graduação em Psicologia Ambiental
     

    O que é Psicologia Ambiental?

    E outras perguntas freqüentes

    A Psicologia Ambiental trata do relacionamento recíproco entre comportamento e ambiente físico, tanto construído quanto natural. Mantém interface com áreas de estudo tais como a sociologia e antropologia urbana, ergonomia, desenho industrial, paisagismo, engenharia florestal, arquitetura, urbanismo e geografia, entre outras.  Na medida em que estas áreas estudam diferentes aspectos da organização de espaço/ambiente físico e sua relação recíproca com o ser humano, encontra-se freqüentemente, na literatura estrangeira, o termo environment-behavior relation para caracterizar este campo de estudo, para o qual sugere-se, em Português, o termo relações indivíduo-ambiente.

    Por sua característica interdisciplinar e por ser um campo que possibilita o estudo de fenômenos os mais diversos, a Psicologia Ambiental utiliza uma abordagem multi-metodológica. O que determina a escolha do método é o problema em estudo em cada situação. Quase toda pesquisa se orienta para a resolução de um problema prático e no meio termo procura também avançar o conhecimento teórico da área, sob o modelo da pesquisa-ação.

    Freqüentemente recebemos perguntas sobre psicologia ambiental, sua área de atuação, pre-requisitos para atuar como psicólogo ambiental, etc. A seguir, tentamos responder a algumas destas perguntas.

    Quais os pré-requisitos para atuação nessa área?

    Do ponto de vista formal e no Brasil, o Conselho Federal de Psicologia exige formação em psicologia para atuar como psicólogo. Entretanto, para atuar como psicólogo ambiental é necessário, ainda, uma boa formação metodológica e sólidos conhecimentos de pelo menos uma das áreas com as quais a psicologia ambiental interage (vide a seguir).

    Qual a relação da Psicologia Ambiental com outras áreas de conhecimento?

    A Psicologia Ambiental mantém interface com áreas de estudo tais como a sociologia e antropologia urbana, ergonomia, desenho industrial, paisagismo, engenharia florestal, arquitetura, urbanismo e geografia, entre outras. Estas áreas têm em comum com a psicologia ambiental o estudo da relação recíproca entre o comportamento humano e o ambiente físico e/ou natural.
    Para saber mais, vide Günther & Rozestraten (1993) e Günther (2003).

    Interessado em mais informações?

    Veja as páginas com as Publicações e Bibliografias, especialmente com Bibliografias de Psicologia Ambiental



    Laboratório de Psicologia Ambiental Contato

    atualização 2005-11-15
    Visitas