Oportunidades de Lazer na Hora do Almoço na UnB

Simone Rocha Gay

Trabalho desenvolvido pelas autora como parte das tarefas da disciplina Psicologia Ambiental, ministrada pelo  professor Hartmut Günther, durante o segundo semestre de 1996. Endereço: Laboratório de Psicologia Ambiental, Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, e-mail: webmaster@psi-ambiental.net

Como citar este texto

Gay, S. R. (1966). Oportunidades de lazer na hora do almoço na UnB (Série: Téxtos de Alunos da Disciplina Psicologia Ambiental). Brasília, DF: UnB, Laboratório de Psicologia Ambiental. (disponível no URL: www.psi-ambiental.net/textos/tapa1996LazerUnB.htm)

Resumo O estudo teve como objetivo principal verificar as opções de lazer que a Universidade de Brasília proporciona aos seus alunos no horário do almoço (12:00 às 14:00). Para tanto, procurou considerar aspectos relacionados a: identificação da infra-estrutura oferecida pela UnB aos alunos, análise da satisfação dos alunos perante as atividades disponíveis no horário do almoço e identificação do conhecimento ou não dos alunos sobre as atividades extras que a UnB oferece nesse horário. Participaram da pesquisa 50 estudantes, sendo 63% do sexo feminino e 37% do sexo masculino. Para a coleta dos dados utilizou-se um questionário para avaliar a infra-estrutura oferecida pela UnB, sua utilização e o nível de satisfação dos alunos que ficam no campus universitário na hora do almoço. De modo geral, os dados obtidos mostraram que nesse horário os alunos preferem estudar, encontrar colegas, fazer pesquisas, telefonar, dormir e namorar. Os lugares mais freqüentados na hora do almoço são os CA’s. Raramente os alunos vão as atividades culturais promovidas pela UnB, mas a maioria mostrou-se satisfeita com a ocupação que faz do seu tempo livre no campus.

A Universidade de Brasília (UnB) é uma instituição pública de ensino superior criada em dezembro de 1961, sob inspiração de Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro. Ocupa uma área de 3.952 hectares da Asa Norte, junto ao Lago do Paranoá. Além do campus, essa área engloba o Centro Olímpico e uma estação experimental de Biologia. Suas principais instalações estão concentradas no Instituto Central de Ciências (ICC), que compreende laboratórios, salas de aula, auditórios de diversos institutos e áreas comerciais e ainda situadas ao redor do ICC encontram-se estabelecimentos de diversos cursos (FE, FA, FS, FT, FAU), além de uma ampla biblioteca e um prédio da Reitoria.

Observando-se a abrangência do campus universitário, e sabendo que a UnB vem elaborando cada vez mais modalidades diferentes de atividades comunitárias, esportivas ou artístico-culturais a fim de preencher o espaço livre do estudante, formulou-se uma pesquisa para observar o quão importante é a infra-estrutura oferecida pela UnB, em especial para alunos universitários que usufruem em período integral ou boa parte de seu tempo, das atividades na UnB.

Nesta pesquisa, procurou-se enfocar alguns aspectos relacionados tais como:

- Identificação da infra-estrutura que a UnB oferece aos alunos no horário das 12:00 às 14:00 horas, assim como sua intensidade e forma de utilização;

- Analisar a satisfação dos alunos perante as atividades disponíveis neste horário;

- Identificar se os alunos têm conhecimento das atividades extras (esportivas, culturais, etc) que a UnB oferece no horário das 12:00 às 14:00 horas.

Metodologia

Amostra

Os respondentes foram estudantes da UnB que se encontravam na Universidade no horário das 12:00 às 14:00. A pesquisa teve uma amostra de 50 sujeitos. Dentre os questionários aplicados, 06 foram invalidados por estarem respondidos de forma incorreta. A maioria da amostra era composta por sujeitos do sexo feminino (cerca de 63% mulheres e 37% homens). Toda a amostra foi composta por estudantes da graduação. Os alunos eram de cursos variados e a maioria (84%) não trabalhava fora.

Instrumento

A coleta de dados foi obtida através de questionários que tentavam avaliar a infra-estrutura oferecida pela UnB, sua utilização e o nível de satisfação dos alunos que ficam no campus universitário no horário do almoço. O questionário consistia de 21 itens, sendo: 17 envolvendo aspectos referentes as atividades realizadas pelos alunos e as atividades extras oferecidas pela UnB no horário do almoço, o nível de satisfação e a forma como o aluno teve conhecimento das atividades extras; os quatro últimos itens eram referentes aos dados pessoais do respondente.

Procedimento

Foram distribuídos 4 questionários para que alguns sujeitos pudessem avaliar a compreensão do conteúdo do instrumento de forma a evitar os erros. Após essa etapa, os questionários foram distribuídos nos corredores do minhocão, em salas de aula, no Centro Olímpico e na frente do Restaurante Universitário. Antes dos alunos responderem o questionário era perguntado a eles se freqüentavam a UnB no horário das 12:00 às 14:00 horas, a fim de assegurar a validade do questionário. O tempo médio gasto para responder ao questionário foi de 2 a 5 minutos.

Resultados

Para evitar a invalidação dos questionários, garantiu-se que 100% dos alunos dessa amostra freqüentavam a UnB no horário das 12:00 às 14:00 horas, sendo que a maioria freqüentava o campus neste mesmo horário de 3 a 4 vezes por semana (86,6%).

Dos resultados constatou-se que 88% dos alunos preferem almoçar na UnB, mais comumente no Bandejão.

Durante o horário do almoço, os alunos preferem estudar, encontrar colegas, fazer pesquisas, telefonar, dormir e namorar. Os lugares mais freqüentados foram em ordem crescente: Canto Coral, Núcleo de dança, teatro, palestras, missa, laboratório, Centro Olímpico, Núcleo de Vídeo, shows, Biblioteca, Restaurante Universitário e Centros Acadêmicos (CA’s).

Da amostra, 64% dos alunos disseram que raramente (64%) freqüentam as atividades culturais da UNB. A maioria (87.5%) disse não usufruir das atividades esportivas oferecidas no horário entre 12:00 às 14:00 horas. Os alunos que praticam atividades esportivas (12.5%) fazem: natação, pólo aquático e vôlei, todos realizados no Centro Olímpico.

Quanto à satisfação do aluno perante a ocupação do seu tempo livre, foi observado que: 66% dos alunos mostraram-se satisfeitos e 34% insatisfeitos.

A maior parte da amostra (41%) disse ficar no campus universitário devido a falta de tempo para ir a outro local, ou por não ter carro próprio (46%) e uma pequena parte (13%) alegou outros motivos como: dificuldade financeira, pesquisas, moram longe, etc.

Os alunos disseram que o motivo pelo qual participam das atividades da UnB no horário das 12:00 às 14:00 é: porque gostam (57%), porque não têm outra opção (15%), mais barato (12%) e para fazer amigos (9%). Outros alunos (7%) assinalaram todas essas opções de resposta.

Os motivos alegados para não participarem das atividades extras oferecidas na UnB foram: cansaço (20.5%), não tem tempo (20.5%), não tem conhecimento (16.5%), não gosta de nenhuma atividade (12.5%), é longe (8.5%), não há opções (8%), outros motivos (4%).

Quanto à socialização percebeu-se que houve diversidade nas preferências entre ficar em grupos grandes, pequenos ou sozinho sendo que 32% dos alunos preferem ficar em grupos de 4 ou mais pessoas, 28% preferem ficar sozinhos, 24% preferem ficar com 2 ou 3 amigos e 16% preferem ficar com um amigo durante este horário.

Em relação a possibilidade de socialização no horário de almoço, observou-se que 64% disseram que conhecem pessoas novas neste horário e 36% não conhecem.

Dentre as sugestões oferecidas pelos alunos para se aprimorar as condições e diversificar as opções de lazer no campus universitário, encontrou-se: bilhar, aulas de línguas estrangeiras, aulas de desenho, mais atividades esportivas, teatros, debates, natação, cinema no Auditório Dois Candangos e instalação de um shopping no campus.

Não houve predominância de nenhuma destas sugestões.

A tabela 1 apresenta em ordem crescente de freqüência as formas de divulgação mais utilizadas pelos alunos para ficar informados das atividades extras oferecidas pela UnB.

Tabela 1: Forma de divulgação de atividades extras da UnB em porcentagem.

Formas de Divulgação  

%

Cartazes

52

Pessoas

20

Não conhecem as atividades

16

Panfletos

12

Jornais

0

Discussão

Analisando os motivos alegados para não participarem das atividades extras da UnB, observou-se que boa parte dos alunos não tem conhecimento das atividades ou alegam que não há opções. Talvez esse fato possa indicar que existe uma má divulgação dessas atividades, pois a UnB tem contratos especiais que mantêm atividades como capoeira, natação, hidroginástica, ginástica localizada, vôlei, basquete, futebol masculino e feminino, restruturação de posturação global (RPG), técnica de dança, biodança, aulas de desenho, aulas de línguas estrangeiras, musculação, núcleo de vídeo, palestras, debates, shows musicais de estilos variados e muitas outras atividades, inclusive mais baratas do que outras realizadas em outros locais.

A UnB oferece uma boa infra-estrutura, porém em grande parte não é utilizada pelos alunos. Todo o campus é utilizado no horário do almoço, sendo que a maioria prefere estudar ou ficar no C.A do seu curso. Muitos dos alunos disseram ficar na UnB por falta de tempo para ir a outro local ou por não ter carro próprio, isto implica que provavelmente esses respondentes morem longe ou não tenham condições para se descolar da UnB. Permanecem no campus por necessidade ou diversão.

Devido a uma série de fatores encontrados no estudo , como a falta de informação dos alunos a respeito das atividades, sugere-se que seja implantada uma melhoria na divulgação dessas atividades. Considerando-se ainda, que é importante manter uma atividade esportiva, cultural ou de outra natureza para diminuir o stress , seguem-se algumas sugestões:

Uma alternativa para diminuir o cansaço dos estudantes ou o desânimo em realizar as atividades seria o desenvolvimento de um projeto de transporte mais barato, exclusivo da UnB, que circule apenas pelo campus para transportar os alunos de um local para outro e melhorar a qualidade de vida, proporcionando opções para todos.

Aumentar as atividades de relaxamento, aprimorar os C.A’s equipando-os com objetos que proporcionem prazer, diversão ou relaxamento aos estudantes.

Visto que este estudo foi analisado com poucos sujeitos, não se pode observar claramente os índices de satisfação e de uso das atividades, sendo que ainda não se sabe o que realmente os alunos fazem durante o horário de almoço. Algumas alterações talvez tenham sido relatadas pelo fato de grande parte do questionário ter sido aplicado nos corredores do Minhocão, e ainda que a pesquisadora tenha ido a outros setores do campus, as respostas estiveram mais voltadas ao item "encontrar colegas", o que acontece geralmente no C.A. e ao item "estudar" que muitas vezes é realizado nos laboratórios, departamentos e biblioteca. Nesse estudo não foram incluídos o Núcleo de Dança onde também são desenvolvidas mais atividades, e os departamentos que se situam fora do Minhocão (FA e FS), dessa forma a amostra não foi tão equilibrada.

Além disso, não se levou em conta as condições sócio-econômicas que são de primordial importância para o estudo, para tirar conclusões mais concretas acerca do que leva os estudantes a freqüentarem a UnB no horário das 12:00 às 14:00, isto é os alunos de baixa condição econômica freqüentariam a UnB nesse horário por motivos financeiros, mas e os alunos que têm uma boa condição econômica, freqüentam a UnB por qual motivo?

Assim, sugere-se que uma nova abordagem seja feita a fim de aprimorar as opções da população acadêmica da Universidade de Brasília.

Anexo

Conteúdo do Questionário Utilizado

Através deste questionário peço a sua colaboração para uma pesquisa no contexto da disciplina Psicologia Ambiental, que tem como objetivo conhecer sua opinião sobre o funcionamento da UnB no horário de almoço entre (12:00 às 14:00).

1- Você está na UnB no horário entre 12:00 às 14:00?    ( ) Sim ( ) Não

2- Quantas vezes por semana você fica na UnB no horário do almoço (12:00 às 14:00)

( ) Nenhuma    ( )1    ( )2    ( )3    ( )4 ou mais

3- Você almoça na UnB?

( ) Sim. Aonde? 

( ) Não

4- Você utiliza esse horário de 12:00 às 14:00 para:

( )dormir ( )estudar ( )fazer pesquisas

( )encontrar colegas ( )namorar ( )telefonar

( )outros. Quais?

5- O que você freqüenta mais usualmente na UnB no horário do almoço. Você pode escolher mais de uma alternativa.

( )teatro ( ) shows musicais ( )filmes ( )BCE

( )Núcleo de Dança ( )RU ( )CO ( )Canto Coral

( )CA ( )Palestras ( )Missa ( )Laboratório

6- Se você não viu acima as atividades que você freqüenta, especifique-as:

7- Com que freqüência você participa das atividades culturais da UnB (shows, teatros, palestras, filmes, etc)

( )todos os dias ( )semanalmente ( )mensalmente( ) raramente ( )nunca

8- Você faz atividades esportivas na hora do almoço?

( ) Sim ( ) Não

9- Se você respondeu sim à pergunta anterior, especifique quais são essas atividades que você pratica.

10- Você está satisfeito com a ocupação do seu tempo livre (12:00 às 14:00) na UnB?

( ) Sim ( ) Não

11- Quais os motivos que o levam a freqüentar a UnB neste horário?

( )Não tem tempo para ir a outro local

( )Não tem carro próprio

( )Por motivos financeiros

( )Pela possibilidade de socialização

( )Outros motivos. Quais?

12- Se você participa das atividades, responda: 

( )porque gosto ( )porque não tenho opção

( )para fazer amigos ( )porque é barato

( )Outros motivos. Quais?

13- Se você não participa das atividades, responda: 

( )porque não gosto ( )porque não há opções

( ) porque é caro ( )não tem tempo

( )porque estou cansada (o) ( )porque é longe

( )não tenho conhecimento destas atividades

( ) Outros. Quais?

14- Você fica neste horário (12:00 às 14:00) com:

( )1 amigo ( )sozinho ( ) 2 ou 3 amigos ( )um grupo

15- Você conhece pessoas novas no horário do almoço?( ) Sim ( ) Não

16- Você tomou conhecimento das atividades oferecidas na UnB através de quê?

( )cartazes ( )jornal ( )panfletos

( )pessoas ( )outros ( )não tomei conhecimento

17- Quais as atividades que você gostaria de fazer e não existem na UnB entre 12:00 e 14:00?

18- Qual a sua condição na UnB?

( )aluno ( )professor ( )funcionário ( )outros

19- Se aluno, qual o seu curso?

20- Qual o seu sexo?

( )feminino ( )masculino

21- Você trabalha em outro lugar?( ) Sim ( ) Não